top of page

Privação do sono!

Lembram-se de neste Post Aqui, ter dito que respeitava imenso a rotina diária da Ariana? Pois bem, hoje vou explicar o porquê. Isto de ser Mãe de primeira viagem é sem duvida um caminho de aprendizagem ( MUITAAAAA! ). Pensava eu que era canja, que ia ter os meus medos, duvidas e obstáculos mas .. era canja. Quem me disse isto, enganou-me bem :)

Podia começar a tirar uma pequena ideia do que a Ariana seria ( cá fora ) enquanto estava na barriga, mas estas conclusões só se tiram 3 anos depois! Uma bebé cheia de energia, principalmente á noite. Era a noite toda uma festa dentro do T0 .

Os primeiros 3 meses de vida, são sempre mais exaustivos. Pois é a nossa adaptação ao bebé, e corresponder as suas necessidades. Mas, por aqui isso durou 13 meses. TREZEEEE !

Começaram os sonos trocados a surgir. Eu muito ingénua nesse campo, não sabia ao certo como deveria de fazer para os corrigir! Estupidamente fazia directas, na esperança de que se eu não caísse no sono podia acorda-a á hora X , e deita-la á hora Y de forma a criar uma rotina. Dava-lhe banho antes de deitar , deixava-lhe uma camisola minha á beira do berço e ... nada resultava.

Tão pequena e tão teimosa, lutava até ao limite dos limites contra o sono.

Cheguei á conclusão que a Ariana não adormecia sozinha, por mais que tentasse.

E veio o adormecer ao colo. Podia muito bem esquecer o embalar no carrinho, ou o balançar com o pé a espreguiçadeira para adormecer ( tentei, muitas vezes) porque o que ela mais queria era colo. Não imaginam o quanto babada fiquei no inicio por saber que a minha filha tinha esta preferência exclusiva. Mãe, só a Mãe e o colinho da Mãe. O cansaço já se fazia sentir de toda a aventura que tínhamos passado nos meses anteriores, mas não era impedimento para este momento tão único.

Até ao dia ... que o meu próprio corpo não aguentou.

Eram mais de 2 horas com ela ao colo, a embalar de pé ! Nunca conheci tão bem os cantos á casa como nessa altura, acho que não houve um único sitio que eu não passasse. Os braços doíam, as costas já não se faziam sentir! E quando a Ariana finalmente adormecia, com aquele cuidado EXTRA-XXL deita-la devagarinho no berço para... desatar num choro pegado e acordar.

Chorei muito, muitas noites! Não por a minha filha querer adormecer no meu colo, mas sim de dores, cansaço mas acima de tudo porque me sentia uma Má Mãe. Questionei-me inúmeras vezes : "Onde é que eu estou a errar? O que é estou a fazer mal?"

Desmaiei 2 vezes de puro cansaço! Desejei dormir nem que fossem 5 minutos no chão.

Foi aí que disse : CHEGA!

Adoptei o sistema Co-sleeping. Pouco ou nada me importei com o que a maioria me dizia: " Depois nunca mais vai querer dormir no berço. " .. " Fizeste a maior asneira ! " . Eu precisava de descansar pois a Ariana precisava de mim a 100% e não em formato Zombie, se para isso teria de dormir comigo e com o papá ... que assim fosse. E foi ! A única forma que descobri ( tarde demais! ) , mas que me permitiu descansar. Passou a demorar 1hora adormecer ao colo ( esse tempo foi reduzindo ), inicialmente deitava-me com ela na nossa cama na posição que ela estava no colo .. muitas das vezes sem me mexer 1 milímetro porque o medo que acordasse era tantoooo e dormia as poucas horas que ela deixava naquela posição. Aos poucos aprendeu a gostar de dormir. Porque dormir é bom, e tive de lhe " ensinar isso" .

Aos 15 meses já adormecia sozinha ( na cama da mamã e do papá ). E foi aí que aprendi que a rotina a seguir das boas sonecas , é a chave para tudo.

È a chave para uma Mãe e uma Bebé feliz !


  • Facebook Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

SIGAM-NOS

Sou mamã de uma princesa maravilhosa. Adoro tudo o que envolva a maternidade. Tenho como melhor passatempo coleccionar momentos deliciosos!.

QUEM SOU EU?

Instagram Photos

Marcas que
 patrocinam o Blog:

bottom of page