"Bebé com 3 meses já come sopa ou fruta ?" - È assustador!
- Sara Marinho
- 18 de mai. de 2015
- 3 min de leitura

Eu pertenço a alguns grupos de Alimentação Infantil , e vejo cada vez mais Mães com esta pergunta: " O meu bebé tem 3 meses já pode comer sopa ou fruta ? " . Não vos posso dizer mais nada, para além de que é muito assustador ler uma pergunta destas! Estes tópicos são frequentemente eliminados porque geram demasiada controvérsia. O que mais me assusta realmente nem é a pergunta, mas sim ler relatos de Mães que já o fazem desde dos 3 meses.
Antes de tirar conclusões precipitadas no âmbito de querer ajudar pergunto se houve autorização médica para o fazer ( poderia haver, por razões extremamente especiais ) e me dizem que NÃO ! Dão sopa a um bebé tão pequenino porque enjoam o leite e na maior parte dos casos não há razão aparente ( bebé saudavel ) e o querem fazer por ansiedade.
Não é que eu queira criar aquele vidro protector de que não se pode dar isto ou aquilo a um bebé, mas isto é grave. Toda a Mãe erra, eu mesma erro todos os dias ( só assim se aprende! ) mas quando colocam a ansiedade acima das necessidades alimentares correctas ao tempo estimado do bebé : È um grande, grande erro. Não faz mal hoje, porque até comeu muito bem 1 concha de sopa e uma maçã ralada mas ... futuramente trará outras consequências !
Reparo que quem tem esta duvida ( ou quem não tem duvida nenhuma e o faz ) é sempre na base de que a amiga X o fez !
Eu pessoalmente aqui no Blog ajudo-vos com teorias que aplico ( ou apliquei ) na Ariana. Teorias essas recomendadas pela pediatra, ou novas formas que sozinha fui descobrindo que resultavam melhor com ela mas sempre com as indicações alimentares aplicadas á idade.
Também tive os meus problemas mais tarde com o leite, tendo a Ariana começado a beber Leite Artificial desde do 2º mês de vida. Não foi fácil, mas como Mães temos de tentar um leque enorme de alternativas até acertar . Como por exemplo:
- Temperatura do leite
Há bebés que preferem beber o leite um pouco mais quente ou mais frio que o habitual.
- Mudar de tetina.
Em muito dos casos é aqui que se encontra o problema. Pois a tetina que usam é demasiado pequena e a quantidade de leite que saí já não é a suficiente. Para isso têm de fazer uma força maior que o habitual para se poderem saciar. Ficando desta forma mais cansados e acabam por rejeitar !
- Biberão / Posição
Escolham um biberão que possua uma ventilação de ar , evitando que o bebé o engula. Normalmente são os mais cómodos e têm a enorme vantagem de evitar cólicas.
- Mudança de leite
Deixo este para ultima opção. Por vezes o problema não é do leite mas sim dos factores acima referidos. Até acertar ( quando o problema é mesmo no enjoo do leite ) ,torna-se dispendioso porque infelizmente no mercado não existem latinhas pequeninas que nos possibilitam fazer esta " experiência". Existem amostras mas nem sempre é fácil encontra-las quando mais precisamos. Deixo-vos aqui o meu conselho para deixarem esta como ultima opção para não gastarem dinheiro desnecessariamente.
Antes de tomarem qualquer decisão ( de alto calibre como esta !!! ) consultem por favor o pediatra, não vos deixem levar ou iludir só porque conhecem alguém que o faz. Porque nem sempre o que A,B,C ou D fazem é o mais correcto. Querem o melhor para os vossos filhos ? Eu também quero !
Nunca é demais alertar.
Vão ter todo o tempo do Mundo de ficaram completamente salpicadas de sopa, ( nem os armários da cozinha se vão safar!! ) . Até lá , levem com muitos arrotos fofinhos e um bolçar á mistura!

Comentários