top of page

Boa educação , aprende-se ...

A boa educação é sem duvida o trabalho mais complicado durante o crescimento de uma criança. Desce cedo que ensino á pequena princesa a dizer : Olá , Obrigada , Por favor e Adeus. Dito assim assim parece que estamos a exigir demasiado a uma criança quando há outras coisas para aprender . Nunca é exigirmos demais quando lhes ensinamos as regras de boa educação no momento oportuno. O pedir desculpa é o acto mais complicado, pois entre os 2 e os 5 anos não chegam a compreender muito bem que cometeram um erro. Portanto acho importante ensinar-lhes desde cedo que pedir desculpa é importante, mas não que repitam a palavra por tudo e por nada. Dou-vos alguns exemplos ( e um recente da minha filha ) de como intervir para ensinar.

1 - Bater noutra criança

È frequente e um acto normal entre crianças . Bater , morder , puxar os cabelos , empurrar. Nesse momento devemos de intervir , dizendo que " a menina/o está triste .. Fizeste-lhe um dói-dói e agora está a chorar ! " , vão desta forma começando a compreender que o que fizeram foi incorrecto e dizer-lhes para dar um beijinho, um abraçinho e pedir desculpa vai incutir-lhes que esse acto irá fazer com que a criança triste se sentisse melhor e sorridente!

Nunca devemos de dizer que a criança "agressora" é má , porque nenhuma criança carrega maldade dentro delas , são actos impulsivos e inocentes onde nós pais devemos de os ajudar a controlar e ensinar que são errados.

2- O brinquedo é meu e não teu ...

Aconteceu-nos recentemente este episódio. A minha filha não estava a usar um brinquedo onde se coloca argolas da maior até ao mais pequena. Como qualquer criança , aquele brinquedo captou atenção de um menino, no qual a minha filha foi logo a correr atrás a dizer que o brinquedo era dela e não dele. Logicamente foi um puxa para aqui, puxa para ali e quem tivesse mais força para o agarrar ficava com ele!

Nestes casos é preciso ter em atenção que os pais têm em primeiro lugar de compreender o que se passa, e tal como um arbitro fazer a opção justa. Nunca devemos culpar muito menos defender os nossos filhos quando não têm razão. A opção foi ouvir tanto a minha filha como o menino , e ele tinha toda a razão. Explicar-lhe que o brinquedo era de todos e que o menino brincava um bocadinho com ele e depois seria a vez da minha filha foi complicado, mas no meio de tanto choro compreendeu e cedeu. Este acto para a criança e para os pais é uma vitória e como tal devem sempre de ser elogiados e receber um miminho de nossa parte! No final, mais calma deu 2 rebuçados ao menino juntamente com um pedido de desculpa !

È muito importante nunca insistirem com que peçam desculpas, mas sim aprenderem a pedir ( não vai ser á primeira tentativa ! ) . E elogia-los sempre cada vez que o fazem, de forma a incutir-lhes que essa acção é um dever moral para com os outros e não uma obrigação que nós pais lhes exigimos.

Leva tempo, e trabalho até que não seja necessário intervirmos. Mas recompensa sempre todo o esforço pois a boa educação não se compra , aprende-se ! ....


  • Facebook Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

SIGAM-NOS

Sou mamã de uma princesa maravilhosa. Adoro tudo o que envolva a maternidade. Tenho como melhor passatempo coleccionar momentos deliciosos!.

QUEM SOU EU?

Instagram Photos

Marcas que
 patrocinam o Blog:

bottom of page