top of page

Birras


Uma fase que assombra muitos pais! Temos de compreender que é uma fase normal na criança e até certo ponto considerado saudável . Muitas de vocês já sentiram uma enorme vergonha ,principalmente em locais públicos quando do nada resolvem desencadear ( só porque sim!) uma birra. Os locais públicos são os melhores sítios onde uma criança pode e DEVE fazer birra, eu não me queria acreditar quando me aconselharam desta forma mas É VERDADE. Passo a contar-vos um (de tantos outros) episódios que passei :

- Era inicio da tarde, o shopping estava repleto de gente! A pequena A. viu uma criança com um balão e logo de seguida desencadeou numa birra enorme porque o queria ( a todo o custo!! ) . A mãe da menina foi extremamente simpática e ainda propôs dar o balão á minha filha, mas recusei-me. O balão não era dela e por muito que naquele momento lhe custa-se compreender isso, não ia ficar com ele ( de maneira nenhuma!!). Contrariar, duplica , triplica , quadruplica o grau da birra ? Claro que sim, não podem (nunca .. ) ceder a uma birra . Uma das principais razões que as crianças o fazem é precisamente para atingir o seu objectivo : ter algo que querem !! Foi nesse curto espaço de tempo ( que mais me pareceu uma eternidade ..) que a A. se atirou para o chão, esperneou , gritou , bateu-me , puxou-me a roupa e "arrastou-se" pelo chão como se o Mundo fosse acabar naquele instante. O que fazer ? - NADA! ... simmm , nada mesmo. Eu e o meu marido ficamos os dois ali, calmamente a assistir ao pequeno espectáculo, esperamos até que a fúria lhe passa-se ( demore ela 10, 20 ou 30m). Os olhares das outras pessoas são sem duvida intimidantes , muitas delas devem de pensar : "A filha está ali a fazer uma enorme birra , e a mãe ? Não faz nada ? Comigo já tinha levado 2 açoites no rabo." . Bater, não vai fazer com que a criança se acalme , muito menos fará com que ela aprenda alguma coisa com isso. Há que ter paciência ( MUITA!! ) e se possível dar espaço a criança , dando-lhe a entender que está a fazer não tem qualquer importância. Devo aceitar que publicamente outras pessoas se intrometam ? - CLARO , sem qualquer duvida. Mas dependendo muito do tipo de abordagem. Em algumas das situações, foi o que me salvou : As outras pessoas. O simples facto de um desconhecido chegar á beira da minha filha e dizer-lhe : " Ui, mas o que vem a ser isto? As princesas não choram!! " , fez com que conheça-se a ter um pouco de vergonha do que estava a fazer , agora sempre que quer fazer uma birra , pensa 2 vezes. Controla-se ( por assim se dizer .. ) muito mais. Aprendendo também desta forma a saber ouvir um "Não" . O que fazer, depois da birra ? - Conversar calmamente com a criança num tom médio. Explicar-lhe o que se passou! No nosso caso só no final da birra, é que lhe demos um balão, mas nem em todos os casos no final lhe damos o que quer! O mais provável é isto acontecer, vezes e vezes vem conta até a criança começar realmente a compreender/controlar. Hoje com 33 meses ( ainda a meio da grande jornada), já evita fazer birras em locais públicos ... sempre que o faz é por um curto espaço de tempo e sabe dizer : " Desculpa mamã! " porque já entendeu que o que faz não é o mais correcto, contudo é mais forte do que eles e nem sempre conseguem evitar fazer uma birra.

Espero ter ajudado, e por favor não se "fechem" em casa só porque têm medo ou vergonha das birras que os vossos filhos possam vir a fazer em locais públicos. Nunca digam , nem nunca façam : " Estás a portar-te mal! Vamos já para casa de castigo ... para aprenderes a comportares-te direito! " . Não !! No meu ponto de vista é 100% errado. Pois como mães / pais que somos também temos a função de lhes ajudar a controlar emoções e sentimentos, e não priva-los disso. Desejo-vos umas boas batalhas contra o grande furacão chamado Birra !


  • Facebook Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • Grey Instagram Icon

POSTS RECENTES: 

SIGAM-NOS

Sou mamã de uma princesa maravilhosa. Adoro tudo o que envolva a maternidade. Tenho como melhor passatempo coleccionar momentos deliciosos!.

QUEM SOU EU?

Instagram Photos

Marcas que
 patrocinam o Blog:

bottom of page